Orientadores

O Programa de Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários atua em diversas áreas: Entomologia, Manejo e Conservação do Solo, Zoologia, Conservação da Biodiversidade, Genética da Conservação, Fisiologia, Ecologia, Nutrição e Produção Vegetal. Conheça um pouco sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas por cada um dos orientadores do programa.

Dener Márcio da Silva Oliveira – Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2006-2011), mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2011-2013), doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2013-2017). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2). Coordenador do Laboratório de Manejo e Conservação do Solo e da Água do Campus UFV-Florestal, desenvolve pesquisa nas áreas de dinâmica da matéria orgânica do solo, ciclagem de nutrientes, uso de dejetos e resíduos na agricultura, qualidade do solo, sistemas integrados e agroflorestais, agricultura regenerativa, emissões de gases de efeito estufa na agropecuária e modelagem matemática. Pesquisador Associado do Research Center for Greenhouse Gas Innovation (FAPESP-Shell) na linha Nature Based Solutions (NBS), desenvolve trabalhos em parceria com a ESALQ (USP), CENA (USP), UFSM, CNPEM e instituições no exterior como a Colorado State University (Natural Resource Ecology Laboratory), Shell Technology Center Houston e Mohammed VI Polytechnic University (AgroBioScience Department).

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Diego Antônio França de Freitas – Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2004-2008), mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2008-2010), doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2010-2013). Coordenador do Laboratório de Manejo e Conservação do Solo e da Água do Campus UFV-Florestal, desenvolve pesquisa nas áreas de erosão do solo, indicadores da qualidade do solo em sistemas de manejo para produção vegetal e animal (Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica), capacidade de uso da terra, aptidão agrícola das terras, perdas de solo e água, manejo conservacionistas de bacias hidrográficas visando a recarga de água. Tem parceria com diversas universidades brasileiras, IPEA, Ministério da Agricultura e Agência Nacional das Água.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

 Eduardo Gusmão Pereira – Graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000-2003), mestre em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2004-2006), doutor em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2006-2009). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2). Coordenador do Laboratório de Fisiologia do Estresse Abiótico do Campus UFV-Florestal, desenvolve pesquisa sobre os mecanismos funcionais e fotossintéticos apresentados pelas plantas nas respostas à estressores abióticos, com foco na reabilitação de áreas degradadas por mineradoras e na mitigação dos impactos antrópicos em culturas de interesse agronômico. Possui projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG, CNPq, CAPES, FINEP e VALE S.A. envolvendo a fisiologia do estresse abiótico em plantas e reabilitação de áreas degradadas por mineradoras. Possui parcerias com grupos de pesquisa da UFLA, UFMG, UFOPA, UFPR e internacionais com grupos de pesquisa da Espanha, Eslováquia, Holanda, Chile e Colômbia.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Felipe Sá Fortes Leite – Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998-2003), mestre em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004-2006), doutor em Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2012). Coordenador do Sagarana Lab de Herpetologia do Campus UFV-Florestal, desenvolve pesquisa nas áreas de diversidade e evolução de anfíbios e répteis Neotropicais, usando para isso técnicas tradicionais e moleculares. Tem experiência em pesquisas no campo da taxonomia, sistemática, biogeografia e conservação, sempre valorizando a importância da história natural das espécies. Coordenador executivo do Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação da Herpetofauna da Serra do Espinhaço e do PAN da Herpetofauna do Sudeste. Membro do grupo de assessoramento técnico do Plano de Ação para Conservação da Biodiversidade Terrestre do Rio Doce. Possui parcerias com pesquisadores de diversas universidades, especialmente com a UFMG. Possui projetos de pesquisa financiados pela CNPq, FAPEMIG, VALE S.A. e outras empresas do setor privado.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Helder Canto Resende – Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio (2001-2005), mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2006-2008), doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2008-2012). Coordenador do Laboratório de Genética da Conservação do Campus UFV-Florestal, desenvolve pesquisa nas áreas de genética da conservação, filogenia, filogeografia, manejo e conservação de abelhas brasileiras. Conduz projetos de genética de populações, conservação e reintrodução de abelhas na natureza, incluindo o manejo destes polinizadores e estudos de diversidade polínica, nutrição de abelhas, práticas amigáveis aos polinizadores, impactos de agrotóxicos, translocação e reintrodução de espécies para recuperação de populações ameaçadas. Possui parcerias com grupos de pesquisa da UFMG, UFOP, EMBRAPA-Cenargen, UFES, IFES e Instituto Terra Brasilis. Tem projetos financiados pela Fundação Grupo Boticário de Preservação da Natureza, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, FAPEMIG, CNPq e CAPES. É membro do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Insetos Polinizadores Ameaçados de Extinção do ICMBio.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Hygor Aristides Victor Rossoni – Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2000-2005), mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2005-2007), doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2015). Coordenador do Laboratório de Qualidade das Águas do Campus UFV-Florestal e do Centro de Vivência em Educação e Saneamento Rural. Desenvolve pesquisa nas áreas de planejamento, gestão e avaliação de Políticas Públicas de Saneamento; tecnologias de tratamentos de águas de abastecimento e residuárias; controle ambiental em processos agrícolas e industriais; gerenciamento de resíduos sólidos; monitoramento e controle ambiental; e gerenciamento de recursos hídricos. Possui parcerias com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER–MG) e a Prefeitura Municipal de Florestal, com vistas a implantação de uma das primeiras experiências piloto do Programa Brasil Saneamento Rural (PBSR). Além disso, atua como representante da UFV – Campus Florestal no Conselho Municipal de Saneamento e do Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA) de Florestal.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Jonas Alberto Rios – Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2005-2010), mestre em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (2010-2012), doutor em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (2012-2016). Coordenador do Laboratório de Fitopatologia do Campus UFV-Florestal, desenvolve pesquisa nas áreas de mecanismos de defesa em níveis microscópico e bioquímico de plantas infectadas por patógenos. Alterações na fotossíntese e no metabolismo antioxidativo das plantas quando infectadas por patógenos, bem como o efeito de nanopartículas na resistência das plantas às doenças. Procura conhecer os efeitos abióticos, tais como o estresse hídrico, sobre as doenças de plantas.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Karine Frehner Kavalco –Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997-2000), mestre em Genética Evolutiva e Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Carlos (2001-2003), doutora em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (2004-2008). Pós-Doutorado pela University of Leicester, Inglaterra (2018-2019). Coordenadora do Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva e colaboradora do Laboratório de Bioinformática e Genômica, ambos no Campus UFV-Rio Paranaíba. Desenvolve pesquisa nas áreas de genética, evolução e conservação de vertebrados, com ênfase em peixes de água doce, sobretudo Characiformes e Siluriformes, usando ferramentas da genômica. Atua em divulgação científica na UFV desde 2010, através do podcast “Rock com Ciência” e do jornal “Folha Biológica (ISSN – 2177-6525)”. Associated editor da Frontiers in Ecology and Evolution. Também coordena o Laboratório de Diagnósticos Moleculares da UFV-CRP.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Leonardo Esteves Lopes – Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998-2002), mestre em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2002-2004), doutor em Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005-2009). Coordenador do Laboratório de Biologia Animal do Campus UFV-Florestal, desenvolve pesquisa nas áreas de taxonomia, biogeografia, história natural, ecologia comportamental e conservação de aves tropicais. Coordenador brasileiro do “Lined Seedeater Project”, um projeto de longa duração em colaboração com o Behavioural Ecology Group da Wageningen University & Research e o Netherlands Institute of Ecology, Holanda. Este projeto, sediado em Florestal, adota Sporophila lineola como espécie modelo para o estudo da ecologia comportamental de aves tropicais. Coordenador brasileiro do “BioForFood Project”, um projeto de pesquisa e extensão com foco na produção sustentável de alimentos em colaboração com as duas instituições holandesas supracitadas e com os produtores agroecológicos de Florestal.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Lílian Estela Borges Baldotto – Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1999-2004) e em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2008-2009), mestre em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006-2009), doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006-2009). Coordenadora do Laboratório de Bioinsumos na Agropecuária do Campus UFV-Florestal e Setor de Floriculura do Campus UFV-Florestal. Desenvolve pesquisa nas áreas de interação entre plantas e bactérias promotoras de crescimento de plantas, bactérias solubilizadoras de substâncias orgânicas e floricultura.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Marco Antônio de Oliveira – É professor da Universidade Federal de Viçosa- Campus UFV-Florestal, atuando nas disciplinas de Entomologia geral e agrícola, Zoologia Geral, Zoologia dos Invertebrados. Ocupou o cargo de Diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Campus UFV/Florestal (2011-2017); Responsável técnico pelo setor de Apicultura -CAF/UFV (2012-2017). Credenciado como orientador no curso de mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários do Campus UFV-Florestal. Atua com pesquisas na área de Entomologia com destaque na área de Mirmecologia

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Marihus Altoé Baldotto – Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995-2000) e em Química pela Universidade Salgado de Oliveira (2008-2009, mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2001-2003), doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003-2006). Coordenador do Laboratório de Solos e Laboratório de Dinâmica da Terra, Solos e Ciclagem de Nutrientes do Campus UFV-Florestal, desenvolve pesquisa nas áreas de manejo do solo e vegetação de áreas produtivas, visando o aumento da produtividade e a redução de impactos ambientais. Parceiro dos seguintes laboratórios com projetos de pesquisa nos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais (UENF), Fitotecnia (UFV), Pesquisas com Cacau na Colômbia, Solos (UFV).

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Raul Guedes – Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1985-1990), mestre em Entomologia (1990-1992) pela Universidade Federal de Viçosa, doutor em Entomologia pela Kansas State University, Estados Unidos (1993-1997). Pós-doutorado pela USDA-ARS San Joaquin Valley Agricultural Sciences Center, Estados Unidos (2016-2018). Pós-doutorado pela Carleton University, Canadá (2007-2008). Pós-doutorado pela USDA Grain Marketing and Production Research Center, Estados Unidos (2006-2007). Pós-doutorado pela University of Leicester, Inglaterra (2001-2002). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1A). Coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia e Ecofisiologia do Campus UFV-Viçosa, desenvolve pesquisa nas áreas de entomologia agrícola e de produtos armazenados, com ênfase nos temas ecotoxicologia de inseticidas e biologia do estresse em insetos. Nomeado fellow of the Royal Entomological Society (FRES) em 2011. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV (2019-atual)

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Renan Cardoso Lima – Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2004-2008), mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2009-2011), doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2011-2015). Coordenador do Laboratório de melhoramento de Feijão do Campus UFV-Viçosa e do Laboratório de Fitopatologia da EPAMIG Sudeste. Desenvolve pesquisa nas áreas de fitossanidade (manejo integrado de doenças) e produção na cultura do feijoeiro.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist

Sibele Augusta – Graduada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2006), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007-2009), doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2014-2019). Coordenadora do Laboratório de Valorização de Resíduos Agropecuários e Coprodutos do Campus UFV-Florestal, desenvolve pesquisa nas áreas de aproveitamento energético e produção de biomateriais a partir de resíduos agropecuários. Possui interesse destacado na produção de biogás, no controle do processo de biodigestão anaeróbia e na produção de biopoliol a partir do processo de liquefação. Também tem interesse em pesquisa com interface na extensão direcionadas ao controle ambiental. Participa de atividades de extensão direcionadas à comunidade local nas áreas de qualidade de águas e gestão de resíduos sólidos. Representante da UFV-Florestal no COLMEIA (Coletivo de Meio Ambiente) e membro do CODEMA (Conselho de Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente) de Florestal.

EmailLattesGoogleScholarResearchGateORCID
WebsiteYoutubeInstagramiNaturalist


SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress