Orientadores

O Programa de Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários atua em diversas áreas: Entomologia, Manejo e Conservação do Solo, Zoologia, Conservação da Biodiversidade, Genética da Conservação, Fisiologia, Ecologia, Nutrição e Produção Vegetal. Conheça um pouco sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas por cada um dos orientadores do programa.

NÚCLEO PERMANENTE

Cláudio Pagotto Ronchi – coordenador do Laboratório de Fisiologia e Produção do Cafeeiro. Atua como docente nas áreas de Fisiologia Vegetal, Plantas Daninhas e Cafeicultura. Desenvolve pesquisas aplicadas nas linhas de fisiologia da produção e manejo integrado de plantas daninhas em café, ambas com foco, atualmente, na cafeicultura da região do Cerrado mineiro. e-mail:claudiopagotto@ufv.br

Dener Márcio da Silva Oliveira – Atua principalmente em pesquisas relacionadas à dinâmica da matéria orgânica do solo, sustentabilidade na agricultura, qualidade do solo, emissões de gases de efeito estufa em agroecossistemas, agroecologia e agricultura orgânica, recuperação de áreas degradadas, modelagem matemática e sustentabilidade ambiental de biocombustíveis no Brasil. É Pesquisador Associado do Research Center for Greenhouse Gas Innovation (RCG2I) (FAPESP-Shell) na linha Nature Based Solutions (NBS), além de desenvolver trabalhos em parceria com a ESALQ (USP), CENA (USP), UFSM, CNPEM e instituições no exterior como a Colorado State University (Natural Resource Ecology Laboratory), Shell Technology Center Houston e Mohammed VI Polytechnic University (AgroBioScience Department).

e-mail: dener.oliveira@ufv.br I Lattes I Researchgate I Web of Science ResearcherID

Diego Antônio França de Freitas – Coordenador do Laboratório de Manejo e Conservação do Solo e da Água. As pesquisas do grupo envolvem as principais de formas de uso sustentável do solo, manejo de bacias hidrográficas, física do solo, recursos hídricos e gestão ambiental. Os trabalhos são desenvolvidos em parcerias com Universidades, IPEA e Agência Nacional das Água. Os biomas mais trabalhados são o Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, onde são pesquisadas relações dos atributos do solo e a sustentabilidade local.
e-mail: diegofranca@ufv.br            

Eduardo Gusmão Pereira – Coordenador do Laboratório de Fisiologia do Estresse Abiótico. Tem interesse no estudo dos mecanismos funcionais e fotossintéticos apresentados pelas plantas nas respostas à estressores abióticos, com foco na reabilitação de áreas degradadas por mineradoras e na mitigação dos impactos antrópicos em culturas de interesse agronômico. 

e-mail : egpereira@ufv.br I Lattes I Researchgate I Homepage

Felipe Sá Fortes Leite – Coordenador do Sagarana Lab de Herpetologia, seu principal foco é descrever e entender a diversidade e evolução de anfíbios e répteis neotropicais usando para isso uma ampla gama de técnicas tradicionais e moleculares. Tem experiência em pesquisas no campo da taxonomia, sistemática, biogeografia e conservação, sempre valorizando a importância da história natural das espécies.
e-mail : felipe.leite@ufv.br I  Lattes  I  ResearchGate   I  Google Scholar  I  Site

Helder Canto Resende – Coordenador do Laboratório de Genética da Conservação. Atua como docente na área de Genética e Evolução, Genética da Conservação, Biologia e Evolução de Abelhas Brasileiras. Concentra suas pesquisas em Genética da Conservação, Manejo e Conservação de Abelhas Brasileiras, com especial enfoque em abelhas ameaçadas de extinção, filogenia e filogeografia molecular aplicadas à conservação. Utiliza métodos e técnicas da Ecologia Molecular, sequenciamento de DNA, marcadores moleculares microssatélites e sequenciamento genômico RadSeq. Conduz projetos de genética de populações, conservação e reintrodução de abelhas na natureza, incluindo o manejo destes polinizadores e estudos de diversidade polínica, nutrição de abelhas, práticas amigáveis aos polinizadores, impactos de agrotóxicos, translocação e reintrodução de espécies para recuperação de populações ameaçadas. 

e-mail : helder.resende@ufv.br I Homepage I Rede Social I Lattes  I Google Scholar I

Research Gate

Karine Frehner Kavalco – coordenadora do Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva – LaGEEvo e colaboradora do Laboratório de Bioinformática e Genômica, ambos do Campus de Rio Paranaíba da UFV. Bióloga evolutiva, atua em genética, evolução e conservação de vertebrados, com ênfase em peixes de água doce, usando ferramentas da genômica. É membro dos grupos de pesquisa “Evolução e Conservação da Biodiversidade”, “Biodiversidade de Vertebrados” e “Genética Ecológica e Evolutiva” do CNPq, trabalhando em colaboração com pesquisadores nacionais e internacionais. Atua em divulgação científica na UFV desde 2010, através do podcast “Rock com Ciência” e do jornal “Folha Biológica (ISSN – 2177-6525)”.
e-mail: kavalco@ufv.br   I  Lattes  I  Research Gate    I  Site   I  ORCID 

Leonardo Esteves Lopes – Coordenador do Laboratório de Biologia Animal do Campus Florestal da UFV. Desenvolvo duas linhas de pesquisa com foco em ornitologia. A primeira aborda a taxonomia e biogeografia de aves, enquanto a outra aborda a ecologia comportamental de aves.  Dentro desta segunda linha se inclui o “Lined Seedeater Project”, um projeto internacional em colaboração com o “Behavioural Ecology Group” da Wageningen University & Research. Este projeto, sediado em Florestal, adota Sporophila lineola como espécie modelo para o estudo da ecologia comportamental de aves tropicais. Paralelamente, atuo em uma terceira linha de pesquisa e extensão com foco na produção sustentável de alimentos, o “BioForFood Project”.

e-mail: leonardolopes@ufv.br I Lattes I Research Gate 

Lessando Moreira Gontijo – Coordenador do laboratório BioControl. Tenho formação acadêmico-científica nas áreas de Agronomia e Ecologia Aplicada, com ênfase em Entomologia Agrícola. Especificamente, atuo nas áreas de controle biológico conservativo e aumentativo. Nossa pesquisa busca investigar processos ecológicos, de natureza básica e/ou aplicada, que influenciam o controle biológico de pragas. Nossas hipóteses são geralmente investigadas de forma experimental, em ambientes de campo e/ou laboratório. As duas principais linhas de pesquisa do nosso grupo buscam investigar (i) como a manipulação do ambiente agrícola pode influenciar a conservação de inimigos naturais (residentes e advindos de biofábricas), e o subsequente controle biológico, e (ii) como avançar as técnicas de soltura e de avaliação da eficiência dos inimigos naturais soltos em campo. Nosso grupo tem as portas sempre abertas para novos estudantes que buscam aprender sobre maneiras sustentáveis de produzir alimento.

e-mail: lessandomg@ufv.br I Lattes I BioControl Lab I ORCID ID I Google Scholar I

Research Gate

Lílian Estela Borges Baldotto – Professora adjunta efetiva da UFV Campus de Florestal na área de Agronomia desde 2011. Orientadora do Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários (MCENA-UFV). Trabalha principalmente com os temas: interação entre plantas e bactérias promotoras de crescimento de plantas, bactérias solubilizadoras de substâncias orgânicas e floricultura.

e-mail: lilian.estrela@ufv.br Lattes

Marco Antônio de Oliveira – É professor da Universidade Federal de Viçosa- Campus UFV-Florestal, atuando nas disciplinas de Entomologia geral e agrícola, Zoologia Geral, Zoologia dos Invertebrados. Ocupou o cargo de Diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Campus UFV/Florestal (2011-2017); Responsável técnico pelo setor de Apicultura -CAF/UFV (2012-2017). Credenciado como orientador no curso de mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários do Campus UFV-Florestal. Atua com pesquisas na área de Entomologia com destaque na área de Mirmecologia

e-mail: maoliveirac@yahoo.com.br Lattes

Marihus Altoé Baldotto – Orienta trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas grandes áreas em que se graduou, Agronomia e Química, aplicando-as às Ciências Agrárias, Químicas e Ambientais. Lidera e/ou compõe Grupos de Pesquisa no CNPq. Ocupoa/ocupou conselhos e comissões na UFV, tais como, Presidência da Comissão de Pesquisa do Instituto de Ciências Agrárias (2011 a 2015), Comissão Coordenadora para a Formação do Primeiro Programa de Pós Graduação da UFV Campus Florestal aprovado pela CAPES: PPG em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários (MCENA), tendo orientado a primeira dissertação defendida. Recebeu Prêmios e Menções Honorosas nas suas áreas de atuação, entre eles o Prêmio “Darcy Ribeiro” de Produtividade Científica e o Prêmio “Arthur Bernardes” de Mérito em Pesquisa. Atualmente, juntamente ao ensino, está coordenando projetos de pesquisa e de extensão em seu grupo de trabalho, além de realizar registro de patentes e processos (inovação/invenção), sempre aproximando universidade e agricultores/empreendedores.

e-mail: marihus@gmail.com Lattes

Raul Guedes – Possui graduação em Agronomia e mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (1990 e 1992), e doutorado em Entomologia pela Kansas State University (EUA) (1997). Passou por estágios pós-doutorais na University of Leicester (Inglaterra; 2002), USDA Grain Marketing and Production Research Center (EUA; 2007), Carleton University (Canadá; 2008), e USDA San Joaquin Valley Agricultural Sciences Center (EUA; 2018). Foi nomeado Fellow of the Royal Entomological Society (FRES) em 2011. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Viçosa, onde serve como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2019-presente), e Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE). Serviu como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia (2009-2013), membro do Conselho Técnico de Pós-Graduação (2009-2013), membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola (2010-2014), e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE; 2009-2011). Tem experiência em Entomologia Agrícola e de Produtos Armazenados, atuando principalmente nos seguintes temas Ecotoxicologia de Inseticidas e Biologia do Estresse em Insetos

Lattes

DOCENTES COLABORADORES

Hygor Aristides Victor Rossoni (Colaborador) – Graduado em Engenharia Ambiental, Mestre em Ciência Florestal e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Atua nas áreas de Gestão, Planejamento e Tecnologia Ambiental. Possui interesse em conduzir orientações nas seguintes temáticas: i) Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas de Saneamento; ii) Tecnologias de Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias; iii) Controle Ambiental em Processos Agrícolas e Industriais, iv) Gerenciamento de Resíduos Sólidos; v) Monitoramento e Controle Ambiental; e vi) Gerenciamento de Recursos Hídricos.

e-mail : rossoni@ufv.br I Lattes I ORCID ID I Grupo de Pesquisa

Sibele Augusta (Colaboradora) – Colaboradora do Grupo de Valorização de Resíduos Agropecuários e Coprodutos, da UFV-Campus Florestal. Atuo principalmente em temas relacionados ao aproveitamento energético e produção de biomateriais,  a partir de resíduos agropecuários. Neste contexto, meu maior interesse é a produção de biogás e o controle do processo de biodigestão anaeróbia e a produção de biopoliol a partir do processo de liquefação. Também, tenho interesse de pesquisa em áreas de monitoramento de tratamento de efluentes e qualidade de águas, para avaliação de impactos ambientais.

e-mail: sibeleaugusta@ufv.br I Lattes I Rede Social I  ORCID ID


SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress