Apoio aos Professores

Constam nessa seção materiais e procedimentos para auxiliar os docentes

Documentos

Calendário Escolar

Regimento Geral dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu da UFV
Regimento dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu da UFV
Regimento interno do Programa de Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários

Modelo de Programa Analítico (para oferta disciplina de Tópicos Especiais)
Tabela referência (distribuição créditos x carga horária x tempo de cursos)

Formulário de autorização de afastamento da sede dentro do território nacional (SCDP)
Termo de renúncia de diárias (SCDP)
Relatório de viagem (SCDP)

Modelos de documentos oficiais da UFV
Em consonância com o Manual de Redação Oficial da UFV .
Atestado;
Declaração;
Ofício;
Parecer;
Relatório.

Procedimentos

Credenciamento orientador/coorientador


Procedimento realizado via processo SEi. São necessários os documentos:
– Currículo Lattes do convidado que será cadastrado;
– Diploma de doutorado do convidado que será cadastrado;
– Manifestação de aceite do convidado a desempenhar como orientador/coorientador;

Se tratando de coorientação, o aluno deverá realizar pedido de inclusão do convidado em sua comissão orientadora após o cadastro do convidado no rol de membros do Programa

Oferta de Tópicos Especiais



A disciplina de Tópicos Especiais é uma disciplina coringa, optativa, cuja codificação já se encontra criada e o conteúdo é adaptável a cada oferecimento. A disciplina pode contemplar: 

– estudo dirigido orientador-orientando(s) aprofundando temas;
– oferta de conteúdo esporádico não formalizado em um disciplina com codificação própria; 
– oferta de disciplinas de docentes de outras instituições; 
– etc.;


São três possíveis codificações (790, 791 e 792)  sendo cada qual atrelada a uma determinada quantidade de créditos (1, 2 ou 3 créditos, respectivamente). O oferecimento da disciplina de Tópicos é em fluxo constante por meio de processo no SEi! . O processo deve ser aberto no Instituto ao qual o docente é vinculado, visto necessidade da assinatura do chefe do instituto e informe da ata e data de apreciação da oferta da disciplina, para que o Registro Escolar faça as implementações necessárias. 



Nos documentos necessários: 

– o programa analítico da disciplina nos dois idiomas (português e inglês);

– pedido de oferecimento da disciplina contendo horário e quais serão os alunos que cursarão a disciplina.


(Obs.1: a matrícula em uma disciplina de tópicos é feita diretamente pelo Registro Escolar no perfil dos alunos informados assim que finalizado processo, não sendo disponibilizada aos estudantes para seleção durante o acerto ou por meio da previsão em plano de estudos)


(Obs.2: O Programa Analítico deve ser preenchido em duas vias, uma em português e outra em inglês. O documento acima traz ambas em um mesmo arquivo apenas como modelo. Se o documento não estiver de acordo com o exigido, ele será refutado pelo Registro Escolar)


Importante: Na codificação de disciplinas do MCENA, foi utilizado arranjo de letras CBF antes dos códigos das disciplinas, temos portanto para as disciplinas de tópicos, a CBF 790 (com 1 crédito), CBF 791 (com 2 créditos) e CBF 792 (com 3 créditos). Enquanto a oferta se tratar de uma disciplina de tópicos especiais, independente de qual Instituto o ministrante estiver vinculado, a codificação em uso das disciplinas será CBF.

Pesquisador colaborador


Conforme Resolução nº 13/2019 do CEPE, profissionais sem vínculo com a UFV poderão ser cadastrados na UFV como Pesquisador Colaborador desde que se enquadrem em uma das seguintes categorias:

* profissionais não vinculados que estejam sob a supervisão/orientação de docentes da UFV e que recebam auxílio financeiro para realizar atividades vinculadas a convênios, programas e atividades afins de projetos de pesquisa e/ou de apoio à inovação registrados na UFV;
* profissionais vinculados a outras instituições de ensino e/ou pesquisa do Brasil ou do Exterior

A modalidade “Pesquisador colaborador” é regulamentada pela Resolução nº 13/2019 do CEPE. Já os documentos para composição da solicitação devem, após serem editados, salvos em formato pdf/a e assinados com gov.br

Formulário de inscrição
Anexo II
Anexo III
Anexo IV
Anexo V

São ainda necessários arquivos digitalizados no formtato pdf/a dos documentos:
– Diploma de maior grau obtido;
– Documento de identidade ou passaporte válido;
– Cadastro de pessoa Física (CPF);
– Certidão de nascimento/casamento.

Recepção de Pós-doutorado na UFV


Oportunidade oferecida pela UFV para portadores de título de doutor, sem vínculo empregatício com a instituição, possam desenvolver estágio de pós doutoramento para fortalecimento de conhecimentos. Modalidade regida pelos artigos 89º e 90º do Regimento Geral de Pós Graduação

Instruções
Formulário de Inscrição

Recurso PROAP – Auxílio ao estudante


Modalidade de concessão de recurso exclusiva para estudantes. A solicitação é feita antes do evento e visa cobrir despesas com hospedagem, alimentação e locomoção urbana.
A distribuição dos recursos é feita anualmente pela Coordenação do Programa que deve ser consultada antes de iniciada solicitação.

O pedido é feito via processo no SEi, sendo necessário para abertura:

1) Ofício de solicitação do orientador e a ciência do coordenador do Programa de Pós Graduação, com a descrição do evento ou da coleta de dados, local, valor, data (incluir o período do deslocamento), CPF e dados bancários do favorecido;

2) Documento comprobatório de divulgação e/ou programação do evento, que conste o aceite do artigo para a apresentação ou a comprovação e descrição das atividades exercidas (cronograma) OBRIGATORIAMENTE em caso de coleta de dados;

Observações:

– Os dados fornecidos alimentarão o formulário de solicitação que será remetido ao Instituto do orientador para coleta de assinatura;
– É fundamental na solicitação não utilizar o termo “diária” mas “auxílio”, sob evento de devolução do processo para correção;
– O valor a ser concedido para o estudante deve ser inferior ao que um docente receberia por afastamento da sede pelo mesmo período de tempo;

Recurso PROAP – Diárias e Passagens aéreas


Modalidade de concessão de recurso exclusiva para servidores públicos e colaboradores eventuais regida pela Portaria Normativa nº 034/2024 . Solicitação feita por meio do SCDP – Sistema de Concessão de Diárias e Passagens. A distribuição dos recursos é feita anualmente pela Coordenação do Programa que deve ser consultada antes de iniciada solicitação.

Para realizar a solicitação são necessários os documentos:
-Formulário de autorização de afastamento da sede dentro do território nacional;
-Termo de renúncia de diárias;
-Documentos comprobatórios da viagem;

Já a prestação de contas é feita com:

– Relatório de viagem;
-Documentos comprobatórios da viagem;

Observação: Para viagens internacionais, atentar-se à base de conhecimentos do Processo RH79 – Participação do servidor fora da UFV – No país ou no exterior

Recurso PROAP – Reembolso


Modalidade de concessão de recurso para realizar pagamentos após o evento, com cobertura exclusiva das modalidades: taxas de inscrição; publicação de artigos; e, passagens rodoviárias. Os pedidos são feitos via processo. A distribuição dos recursos é feita anualmente pela Coordenação do Programa que deve ser consultada antes de iniciada solicitação.

– Reembolso de taxa de inscrição.
Documentos necessários:
1) Ofício de solicitação do orientador e a ciência da coordenação do Programa de Pós
Graduação.
2) Comprovante do valor da taxa de inscrição com a identificação do evento.
3) Comprovantes de pagamento:


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